sábado, 30 de novembro de 2013

cinéma: Insidious Chapter: 2


fotos via Google Images

Se você algum dia conversar comigo sobre cinema, imediatamente vai saber: não existe, no mundo do cinema, nome que eu respeite mais do que o nome Leigh Whannell. Pra quem não conhece, Leigh é um escritor/produtor/ator e foi responsável pela criação do curta (e, futuramente, o filme e continuação) Saw (Jogos Mortais), e se você passar dois minutos perto de mim após esse título ser falado, vai saber que eu sou apaixonada pela série, Saw é meu filme preferido e, desde então, acompanhei tudo que vinha com o nome 'Leigh Whannell' acompanhado. E, pra quem também não sabe, o diretor James Wan, foi diretor de Saw, Insidious e Dead Silence (todos filmes escritos por Leigh e dirigidos por James) é diretor desse longa também, e quando foi anunciado que Insidious 2 seria o último filme de terror dirigido por Wan, logo pensei: É a última parceria entre os dois, esse filme vai ser incrível.

Insidious 2 era pra ser lançado no dia 18 de outubro, no Brasil, mas foi adiado (acredito eu que por motivos de Catching Fire e Thor 2, ambos filmes que eu não assisti e nem tenho interesse nisso) para dia 22 de novembro. SIM, mais de um mês de atraso. Mas eu fui forte, e não baixei, esperei pra assistir no cinema.
E valeu cada segundo.

(esse LINDO de óculos aí é o Leigh Whannell, divo supremo da vida da Deise, hahaha)

Insidious Chapter: 2 é a sequência para Insidious (dãaaaa), adptado como Sobrenatural no Brasil, que conta a história dos Lamberts, uma família atormentada por vários fenômenos paranormais mal explicados. Durante o primeiro filme, o filho dos Lamberts, Dalton, entra num mundo espiritual e fica em coma. Sem mais saídas, o casal Renai e Josh chamam uma médium chamada Elise (já conhecida pela mãe de Josh) para tentar descobrir o que está acontecendo. É nesse filme que é revelado que Elise já tratou de um caso com o próprio Josh, quando criança.
Não vou explicar muito mais, se não, estarei dando spoilers sobre o primeiro filme, mas o caso é que Josh entra em hipnose e vai para o mundo espiritual buscar o filho, quando ele consegue salvar Dalton, Mr. Lambert retorna trazendo algo a mais desse mundo espiritual, que é revelado com uma fotografia, e assim se encerra a primeira sequência.


Já na segunda parte da história, a trama se desenvolve com Dalton (já acordado) ainda vendo e ouvindo coisas, a família ainda sofrendo com coisas inexplicadas e Josh agindo de maneira estranha. Enquanto isso, Speck e Tuck, que eram ajudantes de Elise, encontram a fita em que mostra o trabalho de Elise com Josh quando pequeno, e eles tentam entender o que acontece naquela filmagem. 



Eu não sei nem começar a falar sobre esse filme.
Foi incrível.
Leigh me surpreende cada vez mais e cada vez melhor.
A história é tão bem escrita, tão lógica, que chega a dar arrepios.
Tudo vai se ligando conforme vai sendo explicado e cada vez que acontece algo dá aquela sensação de: ai. meu. deus. NÃO ACREDITO!
É mágico.
A fotografia é tão bem trabalhada, o clima sempre tenso e você fica curioso mesmo com o desenvolvimento da história. Não basta ter uma produção divina e uma história incrível, os atores dão vida a tudo de uma maneira sensacional.
Insidious 2 superou a primeira parte de tantas maneiras que eu nem entendi direito, e olha, eu saí completamente apaixonada pelo primeiro quando assisti, mas a sequência, foi um absurdo. Dá muito mais medo, mas não é medinho de esperar pelo susto, não. É medo de tensão. Claro, tem várias cenas que você pula da cadeira e fica tremendo, mas não é tudo óbvio, é tudo muito bem pensando, encorporaram uns momentos de comédia que não ficaram trash ou fora de contexto, a história, meudeus, eu não vou cansar de falar em como esse filme foi bem escrito, eu me senti vendo Jogos Mortais denovo, onde tudo que acontecia se ligava a algo que já aconteceu e as coisas iam ficando magicamente claras.


Se você gosta de filmes de terror (e, não se preocupe, se você ficou meio assim por eu mencionar Jogos Mortais, esse filme é PG13, ou seja, não tem nada de violência/sangue/mutilações etc, hahaha), aproveita enquanto ainda tem tempo e vá para o cinema assistir Insidious 2.
Saí da sala do cinema com um sorriso na cara e pensando: Leigh, você é o mestre do terror. <3

Nota: 5/5